
Manoel Paciência: A história de um artesão.
Manoel Galvão Cunha, popular conhecido por, Manuel "Paciência", é natural de Maracás e descendente de família indígena da tribo de índios Maracas que deram origem ao nome da cidade. Desde muito jovem, Paciência, já fazia alguns trabalhos artesanais, utilizando sempre materiais oriundos de coqueiro, muito comum na sua região, mas foi em Barra Grande, Península de Maraú (Ba), que o artesão acidentalmente (após 7 anos), quando fez o curso pelo Instituto Mauá (artesanato) em coco

O inusitado só as lendas explicam.
Conta antiga lenda indígena que o amor criou os encantos de Maraú: uma linda restinga que avança mar a dentro, enfeitada de coqueirais, ilhotas quebrando a monotonia do horizonte marítimo, Mata Atlântica cheia de cachoeiras refrescantes; a alternância de extensos areais e pequenas praias hoje meio desertas.
A bem da verdade, o que criou Maraú não foi propriamente o amor, mas a disputa mágica entre os pretendentes aos favores de Saquaíra, a mais bela moça da tribo Airahu.
Um

Ponta do Mutá: a nossa história.
A Pousada Ponta do Mutá é a concretização de um sonho, é o resultado do projeto de vida de sua fundadora Simone Freitas que, após pesquisar vários locais no litoral brasileiro, trocou Brasília pela tranquilidade e beleza das praias da Península de Maraú, mais especificamente pelo povoado de Barra Grande.
E, assim, em 26 de dezembro de 2002, foi inaugurada a Pousada Ponta do Mutá que desde seu primeiro dia de funcionamento já oferecia aos seus hóspedes o conforto e o bem-est