+55 73 3258-6028

+55 73 3258-6137

Av. Vasco Neto, 14 - Maraú

CEP: 45520-000

 

Bahia  -  Brasil 

5a05b7559cf05203c4b60464.png

RBA Gestão Inteligente 2019

O inusitado só as lendas explicam.

August 23, 2018

 

Conta antiga lenda indígena que o amor criou os encantos de Maraú: uma linda restinga que avança mar a dentro, enfeitada de coqueirais, ilhotas quebrando a monotonia do horizonte marítimo, Mata Atlântica cheia de cachoeiras refrescantes; a alternância de extensos areais e pequenas praias hoje meio desertas.
A bem da verdade, o que criou Maraú não foi propriamente o amor, mas a disputa mágica entre os pretendentes aos favores de Saquaíra, a mais bela moça da tribo Airahu.
Um deles nem era homem, era um semideus, Orojó, Senhor do Vento, que fascinou Saquaíra e levou-a.
Acarahy, irmão de Saquaíra, seria recompensado ganhando uma semana de poderes mágicos para criar Camamu – muita comida- e belezas sem par nas terras de sua tribo.
Bastava que dormisse aquela noite em sua tenda, que estaria encantada por Orojó.
Entra em cena, então, o outro protagonista do triângulo amoroso. Justamente Marahu, jovem da tribo que amava Saquaíra. Ele ouviu a promessa de Orojó, meteu-se sorrateiramente na tenda de Acarahi e, de manhã, dotado também de poderes mágicos, saiu atrás do Senhor do Vento e de Saquaíra.
Lado a lado com o barco de Orojó, Marahu ia criando lindas praias e gritando para a moça: tai-pus (vem comigo).
Furioso, Orojó criou quatro cachoeiras em frente à canoa do mortal. Marahu voou por cima delas, com a ajuda de uma gaivota, que o Senhor do Vento abateu a flechadas e, ao cair no mar, transformou na linda Ilha da Gaivota.
Orojó criou arrecifes para barrar Marahu. Este abriu um buraco no arrecifes para passar com sua canoa, criando a Ilha da Pedra Furada (que está até hoje, para provar aos descrentes que lenda é lenda, não é mentira).
O Senhor do Vento criou então uma cachoeira com Tremembé( esconderijo) e ocultou seu barco e Saquaíra sob a cortina de água.
Marahu passou direto. Vendo que não podia continuar mar a dentro com uma pequena canoa, foi criando praias à medida que avançava. Nasceram assim os 40 quilômetros da Península de Maraú e suas belíssimas praias de Saquaíra, Cassange, Concha e Sereia, a mais linda.
No sétimo dia, com o pôr do sol marcando o fim do seu poder e esperança, Marahu tocou sua flauta e deu fim a obra criando a ponta do Mutá, onde o vento desde então assobia canções de amor. E transformou-se ele mesmo em amor.
Acarahy, o cunhado de Orojó, aproveitou sua semana de poderes mágicos para criar mangues e canais cheios de caranguejos, siris, camarões, peixes. Fez seu povo feliz, mas sentiu saudade da irmã Saquaíra, chorou muito e virou o rio Acarahy, com uma cachoeira de rara beleza que encanta que visita a cidade de Camamu, a mais próxima de Península de Maraú”.
Maraú é isto aí. Lendas explicam o inusitado.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square